"Feijoada" vegana (ou feijão aditivado)

Prato principal
(outras receitas)
Receita experimental
(saiba mais)
Pular para a receita
Rende comida pra cacete
45 - 60 minutos de preparo
50 minutos

Gastei uns 16 reais com essa receita pra alimentar um batalhão e ainda sobrar pra congelar, recomendo!

É um prato um pouco pesado, mas mistura com um arroz integral com coentro e pimenta com limão, uma couve com alho, um pepino fresco e um quiabo que fica sensa! Dá uma quebrada legal e desce muito bem. Nas fotos, ainda rolou um suco de melancia com limão pra fazer aquele detox.

Essa receita não tá muito precisa aqui, mas a ideia é clara e fácil, só seguir seu coração 😄

Ingredientes

Instruções

  1. 1.Lave o feijão e deixe de molho por umas 2 horas, pelo menos pra acelerar o cozimento mais tarde.
  2. 2.Cozinhe o feijão preto numa panela de pressão e apaga o fogo após uns ~10 a 15 minutos de pressão pra não passar do ponto. Ele tem que ficar um pouco durinho pra não desmanchar quando for cozinhar junto do resto, e lembra de guardar a água dele pra não perder nutriente!
  3. 3.Cozinhe o inhame e o feijão branco numa panela normal por uns 20 minutos a partir do momento em que a água esquentar, caso contrário eles vão ficar duros e crus no final
  4. 4.Com exceção do feijão preto, cebola e pimentão, adicione tudo cortadinho como melhor te atende numa tigela ou pote pra marinar no tempero e misture bem. A ideia aqui é que o inhame e o feijão branco vão estar um pouco molhados e ainda quentes do cozimento e vão começar a amolecer o resto e a fazer o tempero pegar. Tenta esperar, no mínimo, 30 minutos antes de refogar essa gororoba.
  5. 5.Refogue a cebola e o pimentão (e o alho, se você tiver) numa panela de pressão limpa e, quando começar a ficar transparente, jogue a mistura que tava marinando pra refogar junto.
  6. 6.Finalmente, adicione só os grãos do feijão preto e, quando tiver com cara de que tá tudo bem temperado, jogue a água, misture um pouco e ponha pra pegar pressão denovo.
  7. 7.Depois de uns 10 minutos na pressão o rango tá pronto! Sirva com alguma coisa mais fresca e ácida tipo um pepino pra dar uma quebrada e voilà 🎉

Algo pra compartilhar com a gente?

Se você tiver alguma dica ou conhecimento que gostaria de passar pra frente, deixa aqui embaixo nos comentários, vamos aprender em conjunto :)