Espaguete de legumes com almôndega de repolho e batata

Prato principal
(outras receitas)
Receita experimental
(saiba mais)
Pular para a receita
Rende um rango bem servido pra umas 3 a 4 pessoas
1h - 1h30m de preparo
20 - 30 minutos

Essa receita é sensacional pra impressionar aquelas pessoas que duvidam que rango sem carne pode ser massa! Individualmente a almôndega não é lá essas coisas, mas banha ela no molho e come com o espaguete que cê vai ver o tanto que esse treco é bom!

Cê vai começar preparando o espaguete porque ele tem que descansar um pouquinho no sal pra perder a água. O primeiro passo é lavar bem os legumes, mas nada de descascar, a casca cai muito bem nesse formato de fio.

Aí cê vai usar um ralador que consiga desfiar cada ingrediente em fios, tipo um espaguete mesmo (vide foto abaixo), e misturar tudo com sal em cima de uma peneira pra chupar um pouco da água dos legumes e evitar que, na hora de fritar, ela saia e deixe tudo empapado. Ah, e uma sugestão pros restos que você não conseguir ralar: você pode cortar em pedacinhos bem pequenos e refogar junto dos temperos antes do espaguete, ou mesmo adicioná-los no molho, fica sensa e evita o desperdício 😉

Com o espaguete no jeito, pode começar a almôndega! Ela é um pouco mais demorada porque exige ou muito trampo manual ou muito trabalho do seu liquidificador / processador... mas o processo é bem simples: basta cortar/triturar a batata e o repolho bem fininhos (ou até virar um purê) e misturar com os temperos e farinha até virar uma massa tipo essa coisa feia aí embaixo. (sim, não é nada bonito)

Se você quiser ter menos esforço e não se importa com uma textura menos homogênea, pode picar tudo bem fininho na faca mesmo, até conseguir fazer dar liga. Mas vale uma dica: você vai precisar incorporar mais farinha se tiver mais água na sua mistura, então vale a pena escorrer parte da água pra um recipiente. Ela pode ser usada na própria massa se você sentir que foi insuficiente ou pra fazer o molho render, bom que deixa ele mais nutritivo 😃

Aí é só moldar a almôndega em bolinhas e fritá-las. Recomendo fritar uma antes pra testar o tempero, consistência, temperatura do óleo e nível de cozimento do interior. Se sentir que o interior deveria ser mais cozido, só diminuir o tamanho da almôndega.

E aí, com a almôndega no jeito, deixa ela secando do óleo, refogue o espaguete e termine de fazer seu molho. Quando tudo tiver pronto, joga a almôndega no molho ainda no fogo e depois joga tudo por cima do espaguete, e boa gororoba! Talvez meio feia, mas bem daora, se tudo tiver dado certo 🙌

Ingredientes

Instruções

  1. Para o espaguete
  2. 2.Lave bem os legumes -> não precisa descascar ;)
  3. 3.Rale os legumes em formato de fio ou espaguete (vide foto acima), misture com sal e deixe descansando pra perder o excesso de água
  4. 4.Refogue os temperos e, depois, o espaguete. Se quiser mais queimadinho, pode colocar menos óleo que vai dar bom ;)
  5. Para a almôndega
  6. 6.Rale ou triture a batata e o repolho em pedacinhos bem pequenos ou até formar um purê, vai depender da textura que cê quer (mais ou menos homogênea)
  7. 7.Misture o repolho e a batata com os temperos, o suco de limão e o gengibre
  8. 8.Adicione a farinha e vai incorporando até ficar na textura que você quer, só cuidado pra não ficar muito maçuda
  9. 9.Faça umas bolinhas e frite, só isso!
  10. E adicione qualquer molho que quiser, eu fui de molho de tomate!

Algo pra compartilhar com a gente?

Se você tiver alguma dica ou conhecimento que gostaria de passar pra frente, deixa aqui embaixo nos comentários, vamos aprender em conjunto :)