Bolinho de mingau de chocolate

Sobremesa
(outras receitas)
Receita experimental
(saiba mais)
Pular para a receita
Rende
20 minutos de preparo
20 - 30 minutos no forno

Eu tava fazendo meu mingau de todos os dias, mas como errei feio na quantidade de água e ele virou uma mega gororoba esquisita, decidi misturar com uma farinha de coco prestes a vencer que me deram e ver no que que dava... e deu bom!

O processo é bem simples: faça um mingau meio seco, que vai virar uma massa bizarra, mistura ele com farinha, enrola os bolinhos, passa cada um no cacau com farinha pra não grudar e joga no forno!

Além de ser nutritivo e gostoso, a textura fica bem daora: não é fofo igual a um bolo nem crocante igual a um biscoito, fica mais ou menos no meio, dependendo da quantidade de farinha que você põe.

E o mais legal é que a massa é bem moldável, então dá pra fazer todo tipo de formato! Fiz uma lombriga (cilindro), bolinha, hamburguer, cookie mais baixinho e até uma rosquinha, mas o que ganhou meu coração foi esse quibe maravilhoso aí de cima. Dá pra enganar qualquer um 😀

Outro bônus é que você não precisa untar com óleo, eu só joguei um pouco de cacau por garantia, mas acho que nem precisava.

E pra fechar com chave de ouro, olha quão bonito esse treco fica 😍

Ingredientes

  • Não sei quanto de aveia
    ?
    (usei aveia grossa, mas tanto faz)
  • O quanto quiser de cacau em pó
    ?
    (como eu curto bastante, quanto mais melhor. Se quiser poupar e usar achocolatado, reduz na quantidade de açúcar)
  • Quanto quiser de açúcar mascavo
    ?
    (ou açúcar refinado)
  • Se gostar, um pouco de uva passas
    ?
    - como eu curto bagarai, arrependi de não ter posto mais!
  • E pra dar liga...
  • Quanto for necessário de farinha de aveia
    ?
    - pode ser qualquer farinha, no caso eu usei uma farinha de coco vencida que tinha ganhado, mas a de aveia teria sido melhor.

Instruções

  1. Para o mingau
  2. 2.Coloque todos os ingredientes com exceção da farinha numa panela e coloque-a sobre um fogo baixo
  3. 3.Mexa de vez em quando pra não grudar no fundo da panela até engrossar
  4. 4.Antes de secar demais, quando já tiver uma gororoba razoavelmente consistente, tire do fogo e passe pra um pote onde seja fácil de misturar com a farinha
  5. Para o bolinho
  6. 6.Adicione a farinha aos poucos até sentir que tá numa textura consistente o suficiente pra não desfazer. A quantidade certa vai depender do que você quer: se for uma parada mais molhadinha e molenga, então coloque pouca farinha, se for mais perto de um biscoito, mete bronca!
  7. 7.Enrole a massa em bolinhos no formato que você quiser e passe num prato com cacau e farinha pra ele não grudar na travessa e ficar mais bonitinho. O formato que mais gostei foi tipo um cookie mais achatado (tipo meio dedo mindinho de altura), mas o formato de rosquinha e quibe também são sucesso! Só não recomendo fazer uma bolinha porque mantém muito a umidade e fica com uma textura meio sem graça.
  8. 8.Coloque os bolinhos numa travessa (eu só polvilhei cacau nela pra não grudar, não precisa de óleo nem manteiga).
  9. 9.Ponha no forno pré-aquecido em ~230° por mais ou menos 25 minutos. É bom checar recorrentemente pra não queimar ou secar demais, confesso que não marquei o tempo certinho do meu.

Algo pra compartilhar com a gente?

Se você tiver alguma dica ou conhecimento que gostaria de passar pra frente, deixa aqui embaixo nos comentários, vamos aprender em conjunto :)